Grandes Jogos na Fonte Nova

A Fonte Nova já foi palco grandes jogos[1], entre eles, cinco decisões nacionais. Nos tempos áureos foram três, todas contra o Santos de Pelé. Em 1959, 1961 e 1963. O Bahia perdeu os confrontos em casa, mas levou o título em 59.

Em 1989, na Copa União de 1988, o Bahia venceu o Internacional de Porto Alegre por 2 a 1. No jogo de volta, na capital gaúcha, um empate sem gols foi o suficiente para o tricolor ficar com o título. E o Vitória também trouxe uma final de Campeonato Brasileiro para a Fonte Nova. Após jogos emocionantes contra Corinthians, Flamengo e Santos, o rubro-negro baiano encarou o Palmeiras na partida decisiva. Com um gol do baiano Edílson, o alvi-verde paulista venceu por 1 a 0.
O maior público registrado na Fonte Nova foi na memorável partida entre Bahia x Fluminense, pela semifinal da Copa União de 1988. O tricolor baiano venceu, de virada, por 2 a 1, para a alegria dos 110.438 pagantes que abarrotaram o estádio. E o maior contingente humano em um clássico BA-VI aconteceu na decisão do Campeonato Baiano de 1994, exatamente no dia 7 de agosto. Como muitos já tinham ido embora, o gol salvador de Raudinei não foi visto por todos os 97 mil pagantes que compareceram à Fonte Nova. Aos 46 minutos do segundo tempo, o atacante empatou a partida e deu o bicampeonato estadual ao Bahia.
Mas foram nas décadas de 70 e 80 que aconteceram os clássicos com maior rivalidade entres os clubes. Para se ter uma idéia da exasperação que reinava nessa época, o BA-VI mais violento da história foi em 13 de maio de 1973, Dia das Mães. O jogo terminou aos 18 minutos da segunda etapa com a expulsão dos 22 jogadores, além de reservas e cartolas como Paulo Maracajá.
No Campeonato Brasileiro de 1981, o Bahia deu o troco ao Santa Cruz em um jogo memorável na Fonte. Após tomar 4 a 0 no Recife, os jogadores do tricolor baiano ouviram incontáveis e variadas gozações, principalmente do atacante Dadá Maravilha. Fato é que o time pernambucano foi massacrado pelo Bahia por 5 a 0.
Outro momento marcante no Octávio Mangabeira foi a passagem da Seleção Brasileira, em 1989, pela Copa América. O inesperado corte do atacante Charles, que tinha sido campeão nacional pelo Bahia e participado de jogos pela seleção na pré-temporada, enfureceu o torcedor baiano. Apenas 18 mil pessoas foram ao estádio com o intuito único de vaiar o Brasil durante os 90 minutos.
Birro Doido. Esse era o apelido do zagueiro Nildo, do Bahia. Ele foi estrondosamente vaiado na Fonte Nova, no dia 16 de novembro de 1969. O jogo era Bahia x Santos. Após mais uma jogada genial, Pelé driblou o goleiro e deu um tapinha na bola, prestes a concretizar seu milésimo gol. Mas eis que surge Birro Doido embaixo do travessão e evita. Os quase 50 mil pagantes não perdoaram... e vaiaram! A partida terminou em empate, com placar de 1 a 1.
No dia dos namorados de 1999, Bahia e Vitória, que nunca foram tão carinhosos um com o outro, exageraram. Na decisão do Campeonato Baiano foi cada um para um estádio. O Vitória, para o seu mando, o Barradão. O Bahia, para a Fonte Nova. Resultado: ambos se consideraram campeões por WO e a decisão oficial saiu dos gramados para o tapetão, ficando o título dividido entre os dois clubes.

Outros Eventos Importantes

Além das inesquecíveis partidas de futebol, a Fonte Nova já recebeu outros tipos de espetáculos. Em maio de 1980, cerca de 50 mil pessoas se reuniram para assistir a uma das 5 apresentações de Gilberto Gil e Jimmy Cliff no Brasil. Falhas na organização resultaram em brigas e prejuízo.
Cinco anos mais tarde foi a vez dos garotos porto-riquenhos do grupo Menudos tocarem na Fonte Nova. No auge da carreira, em 1989, até Xuxa fez um show em Salvador no estádio Octávio Mangabeira. Só mesmo a gravação do DVD de Ivete Sangalo, em 2003, montou uma bela estrutura. Mesmo com entrada gratuita, mais de 80 mil pessoas prestigiaram a cantora baiana sem maiores problemas.
Saindo do ambiente cultural para o religioso. Grandes eventos religiosos também marcaram a vida do estádio, tais como congressos católicos, mas principalmente cultos e cerimônias evangélicas. Os Jogos Olímpicos da Primavera realizados nas décadas de 60, 70 e 80, foram outros acontecimentos importantes. O evento esportivo dos colégios secundaristas de Salvador levou milhares de pessoas à Fonte Nova para aplaudir os atletas.

0 comentários: