Todas as solicitações feitas pela CBF para que Pituaçu receba o jogo entre Brasil e Chile, no dia 9 de agosto, pelas eliminatórias da Copa, estão em andamento. Essa foi a constatação do diretor técnico da CBF, Virgílio Elísio, que realizou mais uma vistoria no estádio, nesta quarta-feira (15). Acompanhado pelo cerimonial da CBF e por representantes dos patrocinadores da seleção, a comissão estabeleceu ainda a localização das torcidas e convidados, além do esquema de acesso da imprensa e jogadores.
A visita começou pela área destinada à imprensa onde é necessário realizar algumas adaptações para ampliar a capacidade. Nas arquibancadas foram definidos os lugares que terão preço de ingresso diferenciado. Na área dos vestiários, a comissão solicitou a abertura de uma passagem para que os atletas não se encontrem na chegada. Também foi demarcada a zona mista onde os jornalistas entrevistam os jogadores depois da partida.
“ Além de definir a localização de torcedores e acessos, verificamos detalhes nos vestiários, na colocação do placar e no banco de reservas, que vai ser ampliado de 18 para 24 lugares”, disse Virgílio Elísio.
A estrutura do placar já está em Pituaçu e começa a ser montada na próxima semana. Segundo o superintende da Sudesb, Raimundo Nonato, Bobô, a Conder já tem o cronograma de instalação e além do placar também vai ser inaugurado um telão. O equipamento terá 18 metros de altura e vai ter três vezes o tamanho do atual.
Até o dia da partida, Pituaçu vai ser visitado pelo menos três vezes pela CBF, mas não há risco de o jogo não ser realizado em Salvador. Vai ser a primeira disputa oficial da seleção na Bahia nos últimos 20 anos. Nesse intervalo, o Brasil disputou apenas um amistoso contra a Holanda, há 10 anos, na Fonte Nova.
CUSTO DO INGRESSO - O jogo está marcado para o dia 9 de agosto e o preço dos ingressos ainda não foi definido. De acordo com Virgílio Elísio é possível que sejam três preços diferentes. “Teremos preços diferenciados e eles são pensados de acordo com a capacidade financeira de cada cidade, de cada região. Não é o preço do campeonato brasileiro trata-se da seleção, mas daqui a 20 dias eles estarão à venda”, garantiu. (Fonte: Agecom)

Mais um decisivo passo foi dado na manhã da última terça-feira (14), para a concretização da Copa de 2014 na capital baiana. Durante a reunião entre os poderes municipal e estadual, a Prefeitura de Salvador entregou ao Governo do Estado a Análise de Orientação Prévia (AOP) para a construção do novo estádio da Fonte Nova.
O documento, exigido em construções de grande porte, vai balizar a produção do edital para a licitação da empresa que edificará o empreendimento e, conseqüentemente, dará as linhas gerais para elaboração do projeto executivo do estádio.
“Hoje é quase um marco inaugural para o projeto da Fonte Nova e da Copa, porque a partir desses entendimentos, a Prefeitura analisou a proposta com celeridade e, com isso, vai atender o prazo solicitado pelo Governo estadual para iniciar as audiências públicas para a elaboração do edital”, definiu o coordenador municipal do projeto Copa do Mundo Salvador 2014, Miguel Kertzman.
O superintendente da Sucom, Cláudio Silva, explicou que a AOP estabelece, por exemplo, parâmetros legais relacionados a questões ambientais, de abastecimento de gás, água e luz, mobilidade urbana e a serviços complementares como reciclagem dos escombros da obra. “É uma orientação geral de tudo que deve ser observado na implantação e construção do novo estádio”, afirmou.
A pauta dos próximos encontros já está definida: Prefeitura e Governo vão definir a matriz de competências, que determinará as responsabilidades constitucionais e atribuições de cada uma das esferas de governo.
“Com isso, construiremos uma agenda de tarefas e ações comuns e individuais em várias outras áreas ligadas à licitação”, destacou Kertzman, lembrando que a Prefeitura, além do projeto do estádio, está desenvolvendo o projeto de mobilidade urbana que envolve 120 km de corredores exclusivos e expressos para transporte coletivo e táxi com passageiro; obras para resolver pontos críticos do trânsito e intervenções de reurbanização e requalificação de várias partes da cidade para preparar Salvador para a Copa e, sobretudo, para o soteropolitano.

;;