Os secretários e dirigentes de turismo das capitais participam nos dias 28 e 29, em Salvador, da segunda reunião das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014. O evento será no Hotel Sofitel, em Itapuã, e contará com a presença de Mário Moisés, representando o Ministério do Turismo, que falará sobre Prodetur e as cidades-sedes.
O programa conta ainda com palestras sobre Turismo na Copa do Mundo e Preparativos para a Copa da África do Sul-2010, pela Match Event Services AG; Transporte na Copa 2014, por Anderson F. de Menezes, da Companhia de Desenvolvimento de Vitória; além de palestra a cargo de representante da Confederação Brasileira de Futebol. A Empresa Salvador Turismo (Saltur) promoverá visita técnica pela capital baiana, reunindo todos os representantes das cidades-sedes no encontro.
O último encontro aconteceu durante o Salão de Turismo, no Anhembi, em São Paulo (SP), com a presença de todos os representantes das cidades-sedes e resultou na criação do Grupo da Copa 2014 – Anseditur. Com a formação, o grupo assume o papel de canal de comunicação entre as cidades escolhidas para sediar o mundial, servindo ainda de porta-voz junto ao governo federal, por meio do Ministério do Turismo. As informações são da Ascom da Saltur.

A Câmara de Vereadores de Salvador promove hoje (18), às 15h30, uma sessão especial sobre impactos da Copa para a capital baiana. Serão debatidos com os representantes do governo estadual e da prefeitura, as medidas que devem ser tomadas para a realização do evento, em 2014.
Para falar das ações do governo do estado foi convidado o secretário de Trabalho, Renda, Emprego e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos. A prefeitura será representada por Miguel Kertzman, coordenador municipal da Copa de 2014, que destacará as ações municipais voltadas para a captação de recursos.
O propósito da mudança no caráter da sessão, de ordinária para especial, segundo a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), é promover um amplo debate suprapartidário sobre as intervenções governamentais que estão previstas para ocorrer na cidade. "A população precisa estar ciente dos impactos que ocorrerão em Salvador antes e depois da Copa de 2014", justifica.

Depois de dar início, no último dia 10, à consulta pública para a elaboração do novo projeto da Fonte Nova, o Governo do Estado se prepara para divulgar o edital de concorrência pública para a construção do estádio. O processo licitatório será aberto em 21 de setembro próximo.
Já a consulta pública segue até 9 de setembro. As sugestões podem ser feitas pelo site www.setre.ba.gov.br/consultapublica, por fax ou ainda protocoladas na sede da própria secretaria. As propostas, que serão analisadas por uma comissão técnica formada por representantes do Estado, precisam estar identificadas com nome, empresa, CPF/CNPJ, endereço, telefone, fax e email.
O resultado da licitação deve ser divulgado até 31 de dezembro. A empresa que vencer será obrigada a cumprir o projeto oficial, já com as sugestões da população, que poderão ser inseridas no projeto pelo Estado, de acordo com sua viabilidade. A empresa terá que apresentar todo o cronograma de obras até 28 de fevereiro de 2010.

A Fifa convocou todos os arquitetos e coordenadores da organização da Copa de 2014 para uma reunião de ajuste dos projetos de estádios. O arquiteto Marc Duwe, da Setepla, responsável pelo projeto da Fonte Nova, estará presente.
O encontro inesperado acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de agosto, no Rio de Janeiro, quando as equipes de cada cidade terão de entregar uma série de documentos e detalhamentos dos projetos.
A convocação foi feita na semana passada por meio de e-mails enviados a cada um dos escritórios de arquitetura. Até então as equipes trabalhavam de olho no dia 31 de agosto, data-limite fixada pela Fifa para a entrega dos projetos.
O texto recebido pelos arquitetos recomenda que todos os materiais e decisões relativas aos projetos sejam previamente submetidas à Comissão, especialmente em relação a itens como gramado, iluminação, placares, assentos, cercas, pisos específicos e catracas, antes das licitações. (Fonte: Portal Copa 2014)

O grupo de ministros de pastas envolvidas com a realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014 se reúne na próxima semana para discutir medidas que serão adotadas com o objetivo de preparar as cidades que vão sediar os jogos. O conjunto de ações está sendo chamado de Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa e será analisado antes da convocação de prefeitos e governadores.
O ministro das Cidades, Márcio Fortes, informou que será adotado o mesmo procedimento que precedeu a divulgação dos PACs da habitação e do saneamento. “Vamos chamar, conversar, a partir da carteira de projetos que já foram selecionados por nós”, disse Fortes. Ele acredita que ao longo de setembro, o governo federal poderá divulgar as ações de consenso.
O ministro destacou que terão prioridade no PAC da Copa de 2014 os projetos considerados estruturantes, que são mais módicos e têm entrosamento entre os diferentes modais de transporte. “Que possam ficar como legado para a população e tenham relação direta com a Copa”.
O grupo vai analisar também a parte que será do Orçamento Geral da União, o que será contrapartida dos estados e prefeituras, além de fontes de financiamento. O ministro lembrou que o cronograma da Copa deve estar concluído até 2013.
Ele lembrou que também deverá ser apreciada a questão da operação pós-Copa. “Qualquer modal que seja proposto - seja VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), BRT (vias expressas para ônibus) ou mesmo metrô - a operação não é só para os jogos da Copa. É também para pós-Copa. É preciso ver, então, se a operação vai ser sustentável”.
Marcio Fortes lembrou ainda que a Federação Internacional de Futebol (Fifa) exige que haja transporte rápido, seguro e deslocamento eficiente das torcidas. “A torcida tem que sair do estádio e chegar ao seu destino com segurança, como também entrar no estádio e dele sair rapidamente. A preocupação não é só com o estádio. É com o deslocamento em torno do local do evento, dos hotéis, dos aeroportos e portos”.
A questão inclui a definição da tarifa a ser cobrada e a formação de parcerias público-privadas (PPPs), disse o ministro. Ele argumentou que a participação da iniciativa privada nos projetos pode ocorrer nas fases de construção, aluguel de ativos, financiamento ou mesmo na operação do sistema. “Isso é algo que vai ter que ser também discutido”, acrescentou.
O Ministério das Cidades cuidará da parte de mobilidade para os jogos, além de saneamento das cidades e, em alguns casos, da questão viária, que inclui a pavimentação para dar suporte ao transporte urbano. Outros ministérios também estão envolvidos com a realização da Copa, entre eles o do Turismo, Esporte, dos Transportes, do Planejamento e da Fazenda, além da Secretaria Especial de Portos, informou Fortes.
Os empreendimentos serão realizados em todas as 12 cidades que sediarão os jogos - Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonnte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife e Salvador. As informações são da Agência Brasil.

Nesta segunda-feira (10), o Governo da Bahia disponibiliza para consulta pública, no site da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) (www.setre.ba.gov.br/consultapublica), minuta do edital de licitação e seus anexos, minuta do contrato de concessão referente à Parceria Público Privada (PPP) que o Estado pretende firmar para o projeto de demolição, construção, operação e manutenção do novo estádio da Fonte Nova.
Também estará disponível para consulta pública, no mesmo site, o projeto básico do estádio, palco dos jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 em Salvador.
O tema sera assunto de pauta na coletiva que será concedida na segunda-feira (10), às 14h, pelo secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, o chefe de gabinete do Governo, Fernando Schmidt, e pelo secretário de Planejamento, Walter Pinheiro. A entrevista coletiva acontece no prédio-sede da SETRE-CAB, Auditório Espaço Crescer, 4º andar.
Com a abertura da consulta pública, toda a sociedade poderá, num prazo de 30 dias (10 de agosto a 9 de setembro), por e-mail consultapublica@setre.ba.gov.br ou fax 71 3115-3243, ou, ainda, por protocolo na própria sede da SETRE, apresentar sugestões quanto às propostas apresentadas.
As manifestações precisam estar identificadas com nome, empresa, CPF/CNPJ, endereço, telefone, fax e e-mail, que serão analisadas por uma comissão técnica constituída pelo Governo, que apresentará no site, de maneira fundamentada, as sugestões acatadas e aquelas recusadas. As informações são da Ascom da Setre.

;;