Quem se acostumou com o Balbininho sendo durante muito tempo o principal espaço para realização das competições nacionais e internacionais poliesportivas de Salvador, pode agora ter que se habituar a novos “ares”. Isso porque a Sudesb (Superintedência dos Desportos do Estado da Bahia), planeja construir ainda este ano, um novo ginásio de esportes no bairro de Cajazeiras.
A nova praça esportiva, com capacidade para receber 2,6 mil pessoas sentadas, tem como objetivo, suprimir as principais deficiências do ginásio da Fonte Nova, abrigar as principais competições de futsal, vôlei, basquete e boxe, bem como os grandes jogos de seleções nacionais e internacionais, hoje prejudicado pela incapacidade do antigo ginásio Antônio Balbino, construído na década de 60.
Dentre os principais problemas apresentados peloBalbininho, estão o tamanho da quadra e as dimensões de 28m x 15m, bem inferiores às especificações oficiais – 40m x 20m, sem contar com a atual estrutura, que assim como a velha Fonte Nova, apresenta-se defasada.
Segundo Chefe de Gabinete, Jorge Torres, a Sudesb pretende implantar, além do ginásio de esportes em Cajazeiras, mais uma praça na capital com condições de receber jogos internacionais. “Um deles será no complexo esportivo integrado ao estádio de Pituaçu, que engloba quadra com medidas internacionais (40m x 20m, núcleo de atletismo, além de um prédio-garagem”.
Para concretização do projeto, alguns locais utilizados para pratica de esportes na comunidade de Cajazeiras já estão sendo vistoriados, dentre eles, o campo de Geraldão, situado no bairro da Fazenda Grande II e o tradicional campo da Pronaica, em Cajazeiras 10, onde ocorre as principais competições esportivas e os eventos festivos da comunidade, dentre eles o carnaval de bairro.
Reforma - Após tragédia da Fonte Nova, o Balbininho que também havia sido interditado, foi reaberto para atender as aulas de iniciação esportiva. Nesse período, foi realizada reforma na estrutura de cimento embaixo das arquibancadas. Além da reforma das arquibancadas a Sudesb realizou uma pintura das áreas onde as obras foram feitas; a reforma elétrica e hidráulica dos vestiários, além de dar um tratamento na cúpula de cobertura da quadra, porém, trabalhos pontuais, em vista da indefinição do futuro do Estádio da Fonte Nova para a Copa do Mundo de 2014.
História - O Ginásio Antônio Balbino, localizado ao lado da Fonte Nova, foi muito bem aproveitado em meados da década de 60, logo após a sua inauguração. Localizado no centro da cidade o Balbininho ficou totalmente defasado, com uma estrutura ultrapassada e sem espaço suficiente para a realização das competições nacionais e internacionais poliesportivas. O ginásio ficou atendendo basicamente campeonatos de artes marciais, noitadas de boxe ou vale-tudo e até encontros de fiéis das igrejas evangélicas. O ginasio recebeu o nome em homenagem ao politico baiano que foi governador da Bahia, ministro do Brasil e senador da República. Antônio Balbino de Carvalho Filho que nasceu em Barreiras, em 22 de abril de 1912 e faleceu no Rio de Janeiro, em 5 de maio de 1992.
(POR: Rodrigo Oliveira)

0 comentários: