A Fonte Nova está entre um dos estádios da Bahia que poderá receber o sistema de iluminação à base de energia solar. A proposta do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (Ideal), foi apresentada ontem (26), na Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas do Senado.
O projeto intitulado "Estádios Solares", abrange as 17 cidades brasileiras candidatas a sediar jogos da Copa do Mundo. Além da Fonte Nova e Pituaçu, estão na lista dos pesquisadores, os estádios do Maracanã (RJ), o Mineirão (MG), o Beira-Rio (RS), entre outos.
“A partir do momento em que a FIFA divulgar o nome das 12 sedes escolhidas, os estudos serão detalhados”, assinalou o engenheiro Mauro Passos, responsável pelo projeto. Ele estima que esse detalhamento poderá ser concluído em três meses.
Na próxima semana, os senadores participarão de uma reunião com os ministros dos Esportes, do Turismo e do Meio Ambiente, além de representantes da comissão organizadora da Copa, para discutir ações que possam caracterizar o evento no Brasil como uma Copa Limpa ou uma Copa Verde.
O projeto foi apresentado, em março de 2008 ao presidente Lula, e já havia sido enviado para o secretário Nilton Vasconcelos, da secretaria de Trabalho Esporte e Renda, do governo da Bahia. Na época, o secretário declarou que a sugestão seria inserida no novo projeto para a Fonte Nova. “É claro que a idéia de utilizarmos a energia solar, uma energia renovável, limpa, é muito boa e é uma exigência do mundo atual”, observou Vasconcelos.
Na última sexta-feira (22), em entrevista à Rede Bahia, o governador Jacques Wagner confirmou a notícia de utilização da tecnologia não apenas na Fonte Nova, mas também, no estádio de Pituaçu. “A Coelba vai fazer uma participação - 80% deles e 20% do Estado. Acho que vai ser o primeiro estádio de futebol no Brasil iluminado por energia solar”, afirmou.
ESTÁDIOS VERDES - A proposta não é nova, nem mesmo inusitada. Existem inúmeros estádios utilizando tecnologia similar em todo o mundo, o "Stade de Suisse", na Suíça, é um deles [foto acima]. O estádio é abastecido por energia solar através de seus 10 mil painéis fotovoltaicos geram 1.3 megawatts e produzem mais de 1 mil gigawatts de eletricidade anualmente, o suficiente para suprir o consumo de mais de 400 casas. É o maior estádio com energia solar do mundo.
Outro exemplo é o Estádio Nacional de Pequim, conhecido como Ninho de Passarinho, símbolo-maior da Olimpíada de Pequim. Quase toda a energia utilizada por ele é de origem renovável. O projeto foi da empresa chinesa Suntech, que se tornou líder mundial na produção dos painéis fotovoltaicos, capazes de transformar luz solar em eletricidade.

0 comentários: