Depois de esperar mais de 10 anos, o torcedor soteropolitano poderá assistir um jogo Seleção Brasileira na Bahia. Salvador foi escolhida para sediar, no dia 09 de setembro, a partida preliminar pelas eliminatórias da Copa de 2010 (programação).
O anúncio foi feito por Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol, no último dia 28 de abril, em visita a Salvador. A última partida da Seleção Brasileira na capital baiana foi em 5 de junho de 1999, no estádio da Fonte Nova. A Seleção entrou em campo contra a Holanda. O resultado final foi empate 2 a 2.
O jogo o Chile, em setembro, será no Estádio de Pituaçu, reinaugurado no início do ano, com capacidade para pouco mais de 30 mil espectadores. No entanto o esperado embate poderia acontecer novamente, na Fonte Nova, caso a mesma não tivesse interditada, e possibilitar acesso a um maior número de torcedores.
Sabe-se que esta partida contra o Chile será para testar a capacidade, não apenas dos times em campo, mas, sobretudo, da cidade, para sediar os jogos da Copa de 2014, já definida para acontecer no Brasil. .
Segundo o governo da Bahia, Salvador é uma forte concorrente. Até lá, a capital baiana estará completamente adaptada com infra-estrutura viária, turística, e de segurança eficaz para receber um evento deste porte.
Entre as reformas previstas, a principal é a do estádio Octávio Mangabeira, conhecido popularmente como Fonte Nova, que passará por uma modificação integral.
O projeto elaborado pela Setepla Tecnometal Engenharia, associada ao consórcio alemão Schulitz, executor do estádio de Hannover, na Alemanha - sede da Copa do Mundo de 2006 tem um custo inicial de R$ 231 milhões.
A proposta prevê a utilização de parte da estrutura atual. A capacidade do novo estádio será de 55 mil torcedores devidamente sentados, podendo chegar a 60 mil. O público ficará mais próximo do gramado e protegido da chuva ou do sol. Serão construídos ainda, 36 camarotes, além de um salão onde ficará o Museu do Futebol, restaurantes e cafés. Porém diante da expectativa do torcedor baiano para o jogo do Brasil contra o Chile e acima de tudo, da possibilidade de Salvador sediar um dos jogos da Copa do Mundo em 2014, surge uma dúvida: - Se a partida é mesmo uma provação, será que até setembro, estaremos prontos para este teste de fogo?
Vale a preocupação...

0 comentários: