A Copa é nossa, e agora !

A confirmação de Salvador como sede dos jogos da Copa de 2014 foi motivo de muita festa em Salvador, ao som do batuque autêntico dos blocos afro Olodum e Ilê Ayê.
Não houve surpresa na lista das cidades escolhidas. Além da capital baiana, foram também selecionadas as cidades de Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
Depois das comemorações, o próximo passo agora, é cumprir as exigências estabelecidas pela Fifa. E são muitas, entre elas, obras de adaptações dos estádios e infra-estrutura das cidades sedes.
Tendo em vista isso, na próxima quarta-feira (03), os arquitetos responsáveis pelos projetos dos estádios estarão reunidos em São Paulo para discutir os problemas e as possíveis soluções tecnológicas a serem implementadas. Trata-se de um encontro não-oficial, organizado pelo Sinaenco Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaeco) e pelo portal Copa 2014. Nos dias 9 a 11 de junho eles voltam a reunir-se em Brasília, agora sob a supervisão da CBF, para discutir os projetos, custos e definir cronogramas de trabalho.
Em Salvador, o principal desafio é a reconstrução do estádio da Fonte Nova, que terá uma nova concepção. No dia 31 de julho, encerra-se o prazo para início dos processos licitatórios do novo estádio da Fonte Nova e obtenção de todos os licenciamentos requeridos. No dia 30 de novembro é o prazo máximo para envio do resultado do processo de licitação para o Comitê Organizador da FIFA, identificando os grupos investidores privados.
Em 31 de janeiro de 2010 será dado início à implementação dos investimentos para que, no dia 31 de dezembro de 2012, o novo estádio da Fonte Nova esteja pronto para abrigar a Copa das Confederações que antecede ao Mundial de 2014.

0 comentários: