Fonte Nova será palco de jogos da Copa

A expectativa é grande; A um pouco mais de 24 horas do anúncio oficial das cidades-sedes da Copa do Mundo 2014, alguns sites já antecipam a notícia das confirmadas, entre elas, Salvador.
Segundo o colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, as cidades escolhidas são Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Recife, Natal e Salvador. O jornalista informa inclusive, que o jogo da grande final será no Rio do Janeiro, no Maracanã.
A divulgação oficial, porém só sairá às 15h30 deste domingo, quando os dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa), reunidos em Nassau, nas Bahamas, farão o comunicado oficial.
Até lá os baianos preparam uma grande festa no centro histórico de Salvador, com direito à participação dos blocos Olodum e Ilê Ayê.
Enquanto isso, a agência de notícias do governo da Bahia (AGECOM) divulga os benefícios da escolha de Salvador para sediar o campeonato mundial, entre eles, a reforma da Fonte Nova, local escolhido para os jogos. Segundo o secretário do Traballho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, foi apresentado ao comitê organizador da Copa um projeto básico que garantiu a participação em todo o processo de seleção das cidades-sede. Ele informou que, na época, foram feitas algumas recomendações pelo comitê organizador do evento, principalmente no que diz respeito à aproximação da torcida ao campo, eliminando-se a pista de atletismo que existia na proposta anterior.
O novo estádio da Fonte Nova terá suas características arquitetônicas atuais preservadas, mantendo a abertura em formato de ferradura, voltada para o Dique de Tororó. A capacidade será para 55 mil pessoas, podendo ser ampliada para até 60 mil, com instalação de arquibancadas provisórias na abertura da ferradura. Ao todo, serão 47 camarotes com 1.330 assentos e uma área multiuso. Serão construídos, em área anexa, equipamentos de estacionamento com capacidade para cinco mil vagas. Um dos detalhes principais do projeto é a moderna cobertura (semelhante à utilizada no estádio da cidade de Hannover/Alemanha), que usará uma estrutura leve para não prejudicar a visão do entorno do estádio.
Segundo o ex-jogador e superintendente da Sudesb, Raimundo Nonato, o Bobô, os trabalhos começaram em maio de 2007, com o preenchimento dos cadernos de encargos da Fifa. "Agora eu acho que no domingo (31) este esforço do Estado da Bahia será coroado com a vinda para Salvador de um dos eventos mais importantes do mundo, que é o mundial de 2014".

0 comentários: